Pronomes – Excercício 1

1. (IBGE) Assinale a opção que apresenta o emprego correto do pronome, de acordo com a norma culta:

a) O diretor mandou eu entrar na sala.

b) Preciso falar consigo o mais rápido possível.

c) Cumprimentei-lhe assim que cheguei.

d) Ele só sabe elogiar a si mesmo.

e) Após a prova, os candidatos conversaram entre eles.

2. (IBGE) Assinale a opção em que houve erro no emprego do pronome pessoal em relação ao uso culto da língua:

a) Ele entregou um texto para mim corrigir.

b) Para mim, a leitura está fácil.

c) Isto é para eu fazer agora.

d) Não saia sem mim.

e) Entre mim e ele há uma grande diferença.

3) Corrija  quando for o caso:

01 – “Jamais haverá inimizade entre você e eu “, disse o rapaz lamentando e chorando”.

02 – “Venha e traga contigo todo o material que estiver aí!”

03 – “Ela falou que era para mim comer, e depois, para mim sair dali.”

04 – Polidamente, mandei eles entrar e, depois, deixei eles sentar”

05 – “Durante toda a aula os alunos falaram sobre ti e sobre mim.”

Fontes: http://www.profissionalizando.org e http://www.portuguesconcurso.com

Sobre Gonçalves
Professora de Ensino médio do governo do estado do Espírito Santo.

2 Responses to Pronomes – Excercício 1

  1. anderson disse:

    a) Ele só sabe elogiar a si mesmo
    b)

  2. terceiroano3 disse:

    Muito bem, Anderson!

Deixe uma resposta

