Enem 2007 1 – Literatura

Texto I
Agora Fabiano conseguia arranjar as idéias. O que
o segurava era a família. Vivia preso como um novilho
amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não
fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não.
(…) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço.
Deveria continuar a arrastá-los? Sinha Vitória dormia mal
na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o
pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um
patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados
por um soldado amarelo.
Graciliano Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.

Texto II
Para Graciliano, o roceiro pobre é um outro,
enigmático, impermeável. Não há solução fácil para uma
tentativa de incorporação dessa figura no campo da ficção.
É lidando com o impasse, ao invés de fáceis soluções, que
Graciliano vai criar Vidas Secas, elaborando uma
linguagem, uma estrutura romanesca, uma constituição de
narrador em que narrador e criaturas se tocam, mas não
se identificam. Em grande medida, o debate acontece
porque, para a intelectualidade brasileira naquele
momento, o pobre, a despeito de aparecer idealizado em
certos aspectos, ainda é visto como um ser humano de
segunda categoria, simples demais, incapaz de ter
pensamentos demasiadamente complexos. O que Vidas
Secas faz é, com pretenso não envolvimento da voz que
controla a narrativa, dar conta de uma riqueza humana de
que essas pessoas seriam plenamente capazes.
Luís Bueno. Guimarães, Clarice e antes. In:
Teresa. São Paulo: USP, n.° 2, 2001, p. 254.

A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das
informações do texto II, relativas às concepções artísticas
do romance social de 1930, avalie as seguintes
afirmativas.

I – O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo
regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista
privilegiado do romance social de 30.
II – A incorporação do pobre e de outros marginalizados
indica a tendência da ficção brasileira da década de 30
de tentar superar a grande distância entre o intelectual e
as camadas populares.
III – Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30
conseguiram, com suas obras, modificar a posição
social do sertanejo na realidade nacional.

É correto apenas o que se afirma em

A I.        B II.           C III.          D I e II.           E II e III.

No texto II, verifica-se que o autor utiliza

A –  linguagem predominantemente formal, para
problematizar, na composição de Vidas Secas, a
relação entre o escritor e o personagem popular.

B – linguagem inovadora, visto que, sem abandonar a
linguagem formal, dirige-se diretamente ao leitor.

C – linguagem coloquial, para narrar coerentemente uma
história que apresenta o roceiro pobre de forma
pitoresca.

D – linguagem formal com recursos retóricos próprios do
texto literário em prosa, para analisar determinado
momento da literatura brasileira.

E – linguagem regionalista, para transmitir informações
sobre literatura, valendo-se de

Sobre Gonçalves
Professora de Ensino médio do governo do estado do Espírito Santo.

54 Responses to Enem 2007 1 – Literatura

  1. Questão 1=LETRA E/Questão 2=Letra A

  2. Sálem Augusto Batista , Wesley dos Santos Martins says:

    c , a .

  3. Marcos & Ellen says:

    E
    A

  4. Patricia Santos e Ludmilla says:

    E II e III.
    B

  5. Daniloe Jennifer says:

    A e B

  6. Aline, Luciana says:

    E e B

  7. ANA PAULA ERMELINDA says:

    D ,C

  8. angela jese carvalho says:

    c

  9. leonardo e aline says:

    texto1 E
    texto2 A

  10. leonardo e aline says:

    E,A

  11. Marcela, Flavio says:

    E, D

  12. MARIA PATRICIA says:

    E, C

  13. Iracema,Jackeline,Ruan,Zilda. says:

    b,c

  14. leonardo,luana,marlon says:

    d,e

  15. elizabeth izabel e romulo nascimento says:

    c
    a

  16. Alaides Freitas e Rosangela says:

    c ,A

  17. BRUNO, CLEIDIANA E DIEGO says:

    TEXTO I: b
    TEXTO II: c

  18. Felipeklan says:

    1° questão letra “d” e a 2º questão letra “a”

  19. francielle fernandes 3n2 says:

    1. letra D

  20. Jordan 3n2 says:

    1ª letra D e 2º letra A

  21. Alaídes,Jessenilda,Rosângela says:

    d

  22. Allana,Bianca,Jocelia, Naiane says:

    TEXTO I: b
    TEXTO II: c

  23. Nágila e Francielle says:

    1 letra D, 2 letra A

  24. Pablo 3n2 says:

    1 letra E / 2 letra A

  25. Ludmila e Lilia says:

    Letra (d)e (a).

  26. Johny Mayko says:

    1º letra E / 2º letra A

  27. Pablo, Johny, Flaviellly 3n2 says:

    1º letra E e 2º letra A

  28. Felipe & Francisco says:

    Questão 1- D
    Questão 2- A

    ~~~~~~~~~~*-* ¬¬’
    \o/
    |
    / \
    _?_

Deixar mensagem para Klédina Gonçalves Cancelar resposta