Enem 2007 1 – Literatura
6 de julho de 2010 54 Comentários
Texto I
Agora Fabiano conseguia arranjar as idéias. O que
o segurava era a família. Vivia preso como um novilho
amarrado ao mourão, suportando ferro quente. Se não
fosse isso, um soldado amarelo não lhe pisava o pé não.
(…) Tinha aqueles cambões pendurados ao pescoço.
Deveria continuar a arrastá-los? Sinha Vitória dormia mal
na cama de varas. Os meninos eram uns brutos, como o
pai. Quando crescessem, guardariam as reses de um
patrão invisível, seriam pisados, maltratados, machucados
por um soldado amarelo.
Graciliano Ramos. Vidas Secas. São Paulo: Martins, 23.ª ed., 1969, p. 75.
Texto II
Para Graciliano, o roceiro pobre é um outro,
enigmático, impermeável. Não há solução fácil para uma
tentativa de incorporação dessa figura no campo da ficção.
É lidando com o impasse, ao invés de fáceis soluções, que
Graciliano vai criar Vidas Secas, elaborando uma
linguagem, uma estrutura romanesca, uma constituição de
narrador em que narrador e criaturas se tocam, mas não
se identificam. Em grande medida, o debate acontece
porque, para a intelectualidade brasileira naquele
momento, o pobre, a despeito de aparecer idealizado em
certos aspectos, ainda é visto como um ser humano de
segunda categoria, simples demais, incapaz de ter
pensamentos demasiadamente complexos. O que Vidas
Secas faz é, com pretenso não envolvimento da voz que
controla a narrativa, dar conta de uma riqueza humana de
que essas pessoas seriam plenamente capazes.
Luís Bueno. Guimarães, Clarice e antes. In:
Teresa. São Paulo: USP, n.° 2, 2001, p. 254.
A partir do trecho de Vidas Secas (texto I) e das
informações do texto II, relativas às concepções artísticas
do romance social de 1930, avalie as seguintes
afirmativas.
I – O pobre, antes tratado de forma exótica e folclórica pelo
regionalismo pitoresco, transforma-se em protagonista
privilegiado do romance social de 30.
II – A incorporação do pobre e de outros marginalizados
indica a tendência da ficção brasileira da década de 30
de tentar superar a grande distância entre o intelectual e
as camadas populares.
III – Graciliano Ramos e os demais autores da década de 30
conseguiram, com suas obras, modificar a posição
social do sertanejo na realidade nacional.
É correto apenas o que se afirma em
A I. B II. C III. D I e II. E II e III.
No texto II, verifica-se que o autor utiliza
A – linguagem predominantemente formal, para
problematizar, na composição de Vidas Secas, a
relação entre o escritor e o personagem popular.
B – linguagem inovadora, visto que, sem abandonar a
linguagem formal, dirige-se diretamente ao leitor.
C – linguagem coloquial, para narrar coerentemente uma
história que apresenta o roceiro pobre de forma
pitoresca.
D – linguagem formal com recursos retóricos próprios do
texto literário em prosa, para analisar determinado
momento da literatura brasileira.
E – linguagem regionalista, para transmitir informações
sobre literatura, valendo-se de
Questão 1=LETRA E/Questão 2=Letra A
Correção:
Meninos,
Questão 1- letra D
Questão 2 está correta
Abraços.
c , a .
Correção
Meninos,
Questão 1- letra D
Questão 2 está correta
Abraços.
E
A
Correção:
Crianças,
Questão 1- letra D
Questão 2 está correta
Abraços.
c,a
Correção:
Léo,
Questão 1- letra D
Questão 2 está correta
Abraços.
letra E e letra A
Correção:
Meninas,
Questão 1- letra D
Questão 2 está correta
Abraços.
E II e III.
B
Correção:
Meninas,
Questão 1- letra D
Questão 2 – A
Abraços.
A e B
Correção:
Meninos,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Abraços.
E e B
Correção:
Meninas,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Abraços.
D ,C
Correção:
Meninas,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
c
texto1 E
texto2 A
Correção.
Meninos,
Questão 1- letra D
Questão 2 está correta
Abraços.
E,A
E, D
Correção:
Meninos,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
C,C
Correção.
Meninas,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
b,d
Correção
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
E
B
Correção
Meninas,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
E, C
Correção:
Patrícia,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desista. Continue fazendo o restante.
Abraços.
b,c
Correção:
Crianças,
Questão 1- letra D
Questão 2 – letra A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
d,e
Correção
Meninos,
Questão 1- D
Questão 2 – A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
c
a
Correção:
Lindinhos,
Questão 1- D
Questão 2 – Correta
Continuem fazendo o restante.
Abraços.
c ,A
Correção:
Meninas,
Questão 1- D
Questão 2 – Correta
Continuem fazendo o restante.
Abraços.
TEXTO I: b
TEXTO II: c
Correção:
Meninos,
Questão 1- D
Questão 2 – A
Não desistam. Continuem fazendo o restante.
Abraços.
1° questão letra “d” e a 2º questão letra “a”
1. letra D
1ª letra D e 2º letra A
d
TEXTO I: b
TEXTO II: c
1 letra D, 2 letra A
1 letra E / 2 letra A
Letra (d)e (a).
1º letra E / 2º letra A
b
1º letra E e 2º letra A
Questão 1- D
Questão 2- A
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